A intensa ciclogênese ocorrida no leste do RS nos dias 11-13 de julho de 2023 favoreceu a ocorrência de tempo severo em partes do Sul do Brasil, principalmente no RS. No dia 11 à noite, as tempestades causaram granizo grande em diversas localidades do centro-norte do RS (mapa abaixo). Pelo menos 10 municípios registraram granizo maior que 5 cm. Em Sobradinho-RS, o tamanho estimado das pedras chegou a 10 cm.
Já no dia 12, a formação do ciclone extratropical fez com que os ventos sobre o RS se intensificassem significativamente, favorecendo tempestades organizadas e tempo severo mais generalizado. A previsão convectiva do PREVOTS indicava Níveis 2 e 3 na região no dia 12 (abaixo). A discussão dos meteorologistas apontava para a possibilidade de uma linha de instabilidade em um ambiente com elevadíssimo cisalhamento na baixa troposfera, o que poderia favorecer a ocorrência de tornados.
Com imagens de satélites ambientais, confirmamos várias cicatrizes na vegetação associadas a tornados no dia 12/07/2023 no noroeste do RS. Acreditamos que houve mais de um tornado na região. Alguns danos sugerem intensidade de EF2 ou mais. Os danos mais significativos ocorreram em Sede Nova-RS, onde partes da cidade foram atingidas por um tornado.
Além dos tornados no RS, houve danos por vento em áreas do norte so RS, oeste de SC e sudoeste do PR na tarde e noite do dia 12 (abaixo). Os tornados no noroeste do RS ocorreram dentro da área de Nível 3.